Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Aberta Consulta Pública para fórmula isenta de metionina no tratamento homocistinúria clássica
Início do conteúdo da página

Aberta Consulta Pública para fórmula isenta de metionina no tratamento homocistinúria clássica

  • Publicado: Sexta, 06 de Julho de 2018, 11h10
  • Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 09h53
  • Acessos: 452

A homocistinúria clássica é uma doença que se enquadra na categoria dos chamados erros inatos do metabolismo, ou seja, uma doença rara em que há acumulação excessiva de aminoácido no organismo.

Seu tratamento consiste em uma dieta hipoproteica restrita em metionina (aminoácido essencial, o que significa que o organismo não consegue produzi-la sozinho, e por isso ela deve ser obtida através da alimentação) e, em alguns casos suplementada com piridoxina, cistina, ácido fólico, vitamina B12 ou betaína.

Os técnicos do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologia em Saúde (DGITS) do Ministério da Saúde avaliaram as evidências científicas sobre eficácia, segurança e impacto orçamentário da fórmula isenta de metionina, no tratamento da homocistinúria clássica. Eles chegaram à conclusão que é frágil a comprovação do resultado de sua eficácia. 

Diante disso, a plenária da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) optou pela não incorporação da fórmula. A Consulta ficará vigente por vinte dias e foi publicada nesta quinta-feira, 05 de julho, no Diário Oficial da União e ficará aberta até o próximo dia 25 de julho.  

Como participar  

Basta utilizar os formulários eletrônicos disponíveis no site da Conitec, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões. Para acessar o relatório inicial de recomendação clique aqui!

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página