Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Atualização do PCDT de Lúpus, participe da consulta pública
Início do conteúdo da página

Atualização do PCDT de Lúpus, participe da consulta pública

  • Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 11h02
  • Última atualização em Terça, 17 de Abril de 2018, 10h01
  • Acessos: 709
Mulheres são as principais vítimas dessa doença autoimune

Foi publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira, 26 de março, a consulta pública sobre a proposta de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Lúpus, com a inclusão do micofenolato de mofetila. A população poderá participar até o dia 16 de abril.
 
Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença crônica autoimune de causa desconhecida, porém sabe-se da importante participação de fatores hormonais, ambientais, genéticos e imunológicos no surgimento da doença. Mais frequente nas mulheres em idade fértil, afeta todas as raças. A incidência estimada no mundo é de aproximadamente 1 a 22 casos para cada 100.000 pessoas ao ano, e a prevalência pode variar de 07 a 160 casos em 100.000 pessoas. De acordo com um estudo epidemiológico realizado no Nordeste do Brasil, estima-se uma incidência de 8,7 casos de lúpus a cada 100.000 pessoas ao ano. E quando controlada, os portadores de lúpus permanecem com a sua rotina inalterada.
 
Umas das novidades desse PCDT é a inclusão do micofenolato de mofetila para o tratamento da Nefrite lúpica. A Conitec acolheu a análise da equipe técnica do Departamento de Gestão e Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde que considerou a terapia é uma alternativa segura, eficaz e custo-efetiva.
 

Como participar

Para participar, basta utilizar os formulários eletrônicos disponíveis no site da Conitec.

Os formulários estão dentro da Consulta Pública vigente, faça seus comentários e suas sugestões.
 
Acesse aqui!
 
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
registrado em:
Fim do conteúdo da página