Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CONITEC analisa dois produtos para artroplastia total de quadril
Início do conteúdo da página

CONITEC analisa dois produtos para artroplastia total de quadril

  • Publicado: Sexta, 28 de Dezembro de 2018, 11h36
  • Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 09h27
  • Acessos: 520

A artroplastia total de quadril (ATQ) tem por objetivo o reestabelecimento da função da articulação coxofemoral (articulação esférica formada pela cabeça do fêmur e pelo acetábulo) por meio da colocação de prótese total de quadril articulada de material biocompatível, tais como cobalto, cromo-titânio e polietileno de alta densidade. Essas cirurgias podem ser classificadas em primárias ou de revisão.

As próteses utilizadas na artroplastia total de quadril são compostas por três elementos principais (a cabeça femoral, o acetábulo ou componente acetabular e a haste) e podem ser constituídas por diferentes materiais. Dessa forma, existem vários tipos de próteses, e a indicação de usar uma ou outra depende de vários fatores como a idade do paciente, a razão clínica de base para indicação da cirurgia, entre outras.

Após análise dos estudos, os membros da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC recomendaram a incorporação da prótese de cerâmica-polietileno para jovens que são submetidos à primeira artroplastia de quadril (inicial), pois entenderam que as próteses de cerâmica são tão efetivas e seguras quanto as constituídas por outros materiais já disponíveis no SUS e sua incorporação ampliaria a opção de materiais disponíveis para esse tipo de cirurgia. Entretanto, condicionaram a incorporação à equiparação de preços entre a prótese de cerâmica e as já incorporadas ao SUS. Clique aqui e veja o relatório técnico.

Além disso, a CONITEC também está avaliando a incorporação, ao SUS, do componente acetabular de tântalo para cirurgia de revisão de prótese de quadril prévia, com falha ao componente acetabular de titânio, com recomendação inicial de incorporação dessa tecnologia, mediante negociação de preço. Veja aqui o relatório técnico.

As Consultas Públicas para os dois temas: prótese de cerâmica-polietileno para artroplastia total do quadril em pacientes jovens e componente acetabular de tântalo para cirurgia de revisão de prótese de quadril prévia, com falha ao componente acetabular de titânio, ficam disponíveis para participação até o dia 16 de janeiro.

Como participar

Basta utilizar os formulários eletrônicos disponíveis no site da CONITEC, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões, pois sua participação é muito importante.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página