Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Consulta Pública da vacina pneumocócica conjugada 13-valente para prevenção da doença pneumocócica em pacientes de risco acima de 5 anos de idade está disponível
Início do conteúdo da página

Consulta Pública da vacina pneumocócica conjugada 13-valente está disponível

  • Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 15h13
  • Última atualização em Terça, 08 de Janeiro de 2019, 11h20
  • Acessos: 10773

A doença pneumocócica (DP) é causada por uma bactéria chamada Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo. Essa bactéria na maioria das vezes atinge o trato respiratório e o cérebro, podendo causar dois tipos de manifestações: doença pneumocócica invasiva (meningite, pneumonia com bacteremia, artrite séptica, osteomielite, endocardite e sepse) e doença pneumocócica não-invasiva (sinusite, otite média aguda, conjuntivite, bronquite e pneumonia sem bacteremia).

A DP pode acometer pessoas de todas as idades, apesar das crianças até dois anos de idade, idosos, lactentes, pessoas com fatores de risco como diabetes, doenças cardíacas, pulmonares, renais e com comprometimento imunológico serem a população mais acometida pela doença. A infecção causada pelo pneumococo é uma das principais causas de morbi-mortalidade no mundo, em 2005 a Organização Mundial de Saúde estimou a ocorrência de 1,6 milhão de mortes por ano por doença pneumocócica, sendo considerada a maior causa de mortalidade infantil.

Os antibióticos são utilizados no combate ao pneumococo, entretanto a resistência das bactérias ao medicamento é um grave e crescente problema, pois compromete a eficácia terapêutica. Assim, a prevenção das doenças causadas pelo pneumococo, por meio da imunização ativa é a forma mais eficiente de reduzir a ocorrência de formas graves da doença pneumocócica e de suas consequências, como a hospitalização e a morte prematura.

Sobre a vacina

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC-13), atua ajudando o organismo a produzir seus próprios anticorpos para proteção de infecções contra o pneumococo. É indicada para proteção de crianças e adolescentes entre 6 semanas e 17 anos de idade, contra 13 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae. Também é indicada para adultos de 50 anos ou mais.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), dois tipos de vacinas pneumocócicas para prevenção das DPs: a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP-23) para pacientes de alto risco e a vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC-10) para crianças de risco até os 5 anos de idade.

Na 72ª reunião da CONITEC, os membros do plenário presentes encaminharam para Consulta Pública, com parecer favorável à incorporação no SUS da vacina pneumocócica conjugada 13-valente para prevenção da doença pneumocócica em pacientes de risco gravíssimo acima de 5 anos de idade, quais sejam: pacientes que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e indivíduos submetidos a transplante de medula óssea.

É possível participar até o dia 17 de dezembro de 2018.

Clique aqui e acesse o relatório de recomendação inicial da CONITEC.

Como participar

Preencha os formulários eletrônicos disponíveis no site da CONITEC, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões, sua participação é muito importante.

registrado em:
Fim do conteúdo da página