Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Consulta Pública: saiba quais são os tratamentos do SUS em atualização
Início do conteúdo da página

Consulta Pública: saiba quais são os tratamentos do SUS em atualização

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 11h38 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 10h30 | Acessos: 1195

As sugestões recebidas auxiliam a recomendação final da CONITEC sobre os temas em análise

O Ministério da Saúde abre para participação social a atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Fenilcetanúria, Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil, Psoríase e Doença de Paget. Pacientes e associações, profissionais de saúde e demais interessados pelos temas podem enviar opiniões sobre os protocolos, confirmando ou não a decisão preliminar da Comissão.

Saiba mais sobre prazos para participação e atualizações nos PCDT:


Fenilcetonúria

Para o tratamento da fenilcetanúria, uma nova opção terapêutica foi incluída: a sapropterina. A substância é uma forma sintética de um composto químico produzido naturalmente pelo corpo, a tetrahidrobiopterina (BH4), e ajuda a promover maior controle da doença.

A doença é causada por um defeito da enzima fenilalanina hidroxilase (PAH), responsável por metabolizar a fenilalanina (FAL) - um aminoácido importante para o corpo - e, quando não tratada causa atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e crises convulsivas.

Nos estudos analisados pela CONITEC, foi observada uma redução importante nas concentrações sanguíneas de FAL nos pacientes que responderam à sapropterina.

A atualização está em consulta pública para receber contribuições da sociedade até o dia 22 de abril.

Acesse aqui a proposta de PCDT. 


Artrite Reumatoide

Com recomendação favorável da CONITEC, a atualização do PCDT de artrite reumatoide também está em Consulta Pública. Até 18 de abril, a população poderá enviar contribuições sobre a proposta de texto que traz, como mudança, recomendações para diminuir e até mesmo extinguir os sintomas da doença e não apenas orientações de cuidados e acolhimento. O documento reúne mecanismos de controle da doença, acompanhamento e análise dos resultados, considerando critérios que demonstrem a eficácia do tratamento recomendado.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas sinoviais de diversas articulações, além de órgãos internos. Quando não tratada adequadamente, a doença pode evoluir e causar a deformidades e alterações das articulações, comprometendo os movimentos.

Acesse aqui a proposta de PCDT


Artrite Idiopática Juvenil

A elaboração do PCDT para Artrite Idiopática Juvenil foi tema, ainda nesse ano, de uma enquete pública. Durante essa etapa, a população enviou sugestões sobre o que deveria ser incluído no tratamento ofertado no SUS para pacientes com a doença. Ainda não existia uma linha de cuidado específica para AIJ e, por isso, esse assunto foi colocado em pauta pela Comissão. Para construção dessa proposta inicial de PCDT, a secretaria executiva da CONITEC ouviu sociedades médicas, pacientes e especialistas no assunto. O texto reúne orientações para atendimento desses pacientes, estabelece formas de diagnósticos, classificação e monitoramento das condições de saúde. O PCDT é uma importante ferramenta informativa, pois direciona e orienta o tratamento específico para esses pacientes e, assim, estrutura e qualifica esse serviço, baseado na melhor evidência científica existente. O texto recebeu recomendação favorável da CONITEC e está disponível para Consulta Pública até o dia 18 de abril.

Acesse aqui a proposta de PCDT


Psoríase

O PCDT de Psoríase está em Consulta Pública até 22 de abril. Dentre as principais alterações, opções terapêuticas nas linhas de cuidado foram incluídas. Após recomendação da CONITEC, foram incorporados quatro medicamentos para o tratamento, são eles: adalimumabe, secuquinumabe, ustequinumabe e etanercepte para tratamento da psoríase moderada a grave. Estes medicamentos agem em pontos específicos do sistema imunológico, inibindo o processo inflamatório e assim reduzindo sinais e sintomas relacionados à doença.

Acesse aqui a proposta de PCDT


Paget

A sociedade tem a oportunidade de contribuir com a Consulta Pública sobre a atualização do protocolo terapêutico para a Doença de Paget. As participações podem ser feitas no site da CONITEC até o dia 02 de abril.

É uma doença que desestrutura os tecidos ósseos, provocando fragilidade. O paciente fica, então, mais propenso a fraturas, dores fortes e deformidades, por exemplo.

A CONITEC considerou que o impacto de custo-benefício não justifica a permanência do pamidronato sódico nos protocolos de tratamento. A recomendação foi feita após estudos científicos avaliados e revisão da literatura sobre o tema, além de observar a superioridade do fármaco ZOL em relação ao pamidronato.

Acesse aqui a proposta de PCDT

Fim do conteúdo da página