Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Consulta Pública sobre PCDT para prevenção de tromboembolismo venoso em gestantes com trombofilia
Início do conteúdo da página

Consulta Pública sobre PCDT para prevenção de tromboembolismo venoso em gestantes com trombofilia

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 14h34 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 17h51 | Acessos: 338

Disponível até o dia 27 de novembro, a Consulta Pública sobre a proposta de PCDT para prevenção do tromboembolismo venoso em mulheres grávidas. Esse documento foi elaborado após a incorporação, no ano passado, do medicamento enoxaparina para o tratamento preventivo em gestantes com trombofilia. O protocolo em avaliação orienta a administração desse e de outros tratamentos que poderão ser usados pelas pacientes, além de definir critérios para o diagnóstico, cuidados e monitoramento da doença durante a gestação. A apreciação inicial da Conitec foi favorável à aprovação do texto do PCDT. Leia aqui a proposta.

As mulheres grávidas são até cinco vezes mais propensas a sofrer trombofilia, uma condição em que as veias e artérias são obstruídas por coágulos e que pode provocar desde inchaço e alterações na pele até o desprendimento da placenta, pré-eclâmpsia, restrição no crescimento do feto, parto prematuro e aborto.

São fatores de risco relacionados à ocorrência de trombofilia: doença cardíaca, doença falciforme, diabetes, lúpus, tabagismo, gravidez múltipla, idade superior a 35 anos, obesidade e cesariana prévia (especialmente as de emergência).

Mulheres com trombofilia devem receber tratamento preventivo já na segunda fase do ciclo menstrual de possível concepção e este deve ser mantido caso a gestação aconteça. Se a gestação ocorrer sem a prevenção, o tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível.

Participação Social
As contribuições enviadas durante esta consulta pública podem confirmar ou modificar o texto deste PCDT. Para participar acesse o formulário eletrônico disponível no nosso portal, no link Consultas Públicas.

 

 
 
Fim do conteúdo da página