Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Consultas Públicas avaliam tecnologias para pacientes com sobrepeso ou obesidade
Início do conteúdo da página

Consultas Públicas avaliam tecnologias para pacientes com sobrepeso ou obesidade

Publicado: Terça, 31 de Dezembro de 2019, 11h28 | Última atualização em Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 10h58 | Acessos: 548

Estão abertas, até o dia 30, duas consultas públicas sobre a incorporação de terapias medicamentosas para pacientes com sobrepeso ou obesidade: uma sobre a incorporação do orlistate para a redução de peso em indivíduos com sobrepeso ou obesidade e outra sobre a incorporação da sibutramina para tratamento da obesidade.

A recomendação inicial da Conitec foi desfavorável à incorporação das tecnologias avaliadas, por não haver evidências científicas sobre os reais benefícios do uso destas. Foram analisados estudos referentes à eficácia e à segurança do orlistate, e foi constatado que seu uso é recomendado somente quando associado a exercícios físicos e dieta. Já em relação à sibutramina, após a apreciação dos estudos, a Comissão verificou que o medicamento é eficiente em relação à perda de peso em curto período, porém os pacientes voltam a ganhar peso a longo prazo e, ainda, apresenta melhores resultados apenas quando combinado com mudanças alimentares e comportamentais.

Os temas seguem agora para receber as contribuições da sociedade que podem confirmar ou modificar a análise da Comissão. Veja aqui os Relatórios Técnicos: Orlistate e Sibutramina.

Atualmente o SUS oferece apenas o tratamento não medicamentoso, que se baseia na orientação aos pacientes e familiares quanto à prática de atividades físicas, alimentação adequada, assistência terapêutica multiprofissional e, em casos específicos, cirurgia bariátrica. O Ministério da Saúde redefiniu as diretrizes para a organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e da obesidade como linha de cuidado prioritária da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.

Obesidade e Sobrepeso

A obesidade é uma doença que ocorre a partir do excesso de gordura no indivíduo. Já o sobrepeso é o excesso de peso. Ambos têm como principais causas a falta de atividade física, maus hábitos alimentares, fatores genéticos e uso de alguns medicamentos. O indivíduo com sobrepeso ou obesidade tem expectativa de vida reduzida e maiores chances de desenvolver doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, distúrbios nas articulações, câncer e altos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Dados apontam que a obesidade no país cresceu 60% em dez anos, alcançando quase 19% da população em 2016. Estima-se que pelo menos 2,8 milhões de pessoas, no mundo, morrem todos os anos em decorrência do sobrepeso ou da obesidade.          

Participação

Acesse os links abaixo para colaborar nas Consultas Públicas.

  • Sobre a incorporação do orlistate para a redução de peso em indivíduos com sobrepeso ou obesidade, faça aqui as contribuições de experiência ou opinião; Para técnico-científicas, acesse aqui.
  • Sobre a incorporação da sibutramina para tratamento da obesidade, faça aqui as contribuições de experiência ou opinião; Para técnico-científicas, acesse aqui.
Fim do conteúdo da página