Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dispositivo de Cirurgia Robótica e Riociguate, divulgadas consultas públicas
Início do conteúdo da página

Dispositivo de Cirurgia Robótica e Riociguate, divulgadas consultas públicas

  • Publicado: Segunda, 12 de Março de 2018, 15h05
  • Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 16h45
  • Acessos: 1100
A população poderá participar, até o dia 29 de março de duas consultas públicas: a primeira sobre o medicamento riociguate, para tratamento de HPTEC e a segunda sobre o dispositivo de cirurgia robótica, Robô Da Vinci, para o tratamento de câncer de próstata. As consultas públicas foram publicadas na última sexta-feira, dia 09/03, no Diário Oficial da União.
 
Das Tecnologias

Hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC) inoperável ou resistente/recorrente

HPTEC é uma doença rara, crônica e progressiva em que coágulos entopem as artérias dos pulmões. Essa resistência pode aumentar a compressão dentro do pulmão ocasionando a pressão e hipertensão pulmonar. O Riociguate, aprovado desde 2015 pela Anvisa, atua na estabilização da doença.
 
Câncer de próstata

É o segundo tipo de câncer mais incidente em homens. A patologia se caracteriza como consequência da transformação de células da próstata de forma anormal. A tecnologia é um procedimento em que o robô tem por objetivo aumentar a capacidade humana na realização de determinados movimentos cirúrgicos. Essa moderna versão, além de proporcionar uma visão ampliada em 3D, permite segurar os instrumentos cirúrgicos com mais precisão. Porém, a proposta de incorporação se comparada à cirurgia de laparoscopia já utilizada pelo SUS, não demonstra vantagem técnica além do alto custo para sua implementação, tais como: adequação das estruturas físicas e capacitação profissional.
 
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) deliberou que os temas fossem submetidos a Consulta Pública com recomendação preliminar desfavorável. Os interessados podem contribuir acessando o link abaixo.
 
Clique aqui e participe!

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página