Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas
Início do conteúdo da página

Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT)

Publicado: Terça, 24 de Junho de 2014, 10h44 | Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2016, 16h45 | Acessos: 52451

Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos que visam garantir o melhor cuidado à saúde do paciente ou usuário do SUS. São os documentos oficiais do Ministério da Saúde que estabelecem para várias doenças como devem ser feitos o diagnóstico, o tratamento (com critérios de inclusão e exclusão definidos) e o acompanhamento dos pacientes. Eles incluem informações sobre medicamentos, exames e demais terapias e são elaborados a partir de dados confiáveis e com qualidade científica. Esses PCDT devem ser utilizados por profissionais de saúde e gestores do sistema de saúde.

Além dos PCDT, o Ministério da Saúde utiliza outros formatos de guias de prática clínica para orientar a prescrição, facilitar auditorias, nortear gestores e estimular o controle social em relação ao uso de tecnologias no SUS. São eles: as Diretrizes, os Protocolos de Uso e as Linhas de Cuidado.


PROTOCOLOS CLÍNICOS E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS


Incluem as tecnologias mais apropriadas para o diagnóstico e o tratamento de uma determinada doença ou condição.

As tecnologias indicadas não são apenas recomendadas, mas efetivamente disponibilizadas e integralmente cobertas pelo SUS para todos os que delas necessitem.

  • Consultas Públicas
  • Lista dos Protocolos
  • Publicações
    As publicações contém protocolos que trazem informações detalhadas sobre como se proceder quanto ao diagnóstico, tratamento, controle e acompanhamento dos pacientes. São bases técnico-científicas consolidadas e internacionalmente adotadas. Trazem informações que vão da caracterização da doença e os critérios de inclusão ou exclusão de pacientes no respectivo protocolo, passando pelo tratamento indicado (inclusive os medicamentos a serem prescritos e suas formas de administração e tempo de uso) até os benefícios esperados e o acompanhamento dos doentes.


       VOLUME I (2010)                           VOLUME II (2013)                       VOLUME III (2014)   

livros pcdt


DIRETRIZES DIAGNÓSTICAS E TERAPÊUTICAS EM ONCOLOGIA


Incluem orientações sobre a melhor conduta quando há diversas opções diagnósticas ou terapêuticas semelhantes e a escolha entre elas dependerá de cada situação. Nesse caso, o Ministério da Saúde não restringe as opções ao que está incorporado no SUS, e sim recomenda o mais apropriado, analisando a eficácia e segurança das opções. Esse é o caso da Oncologia, em que as complexidades individuais impedem a generalização das recomendações.

        PROTOCOLOS CLÍNICOS E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS EM ONCOLOGIA

livro pcdt-onco

DIRETRIZES NACIONAIS


 

PROTOCOLOS DE USO


Estabelecem critérios, parâmetros e padrões para a utilização de uma tecnologia específica em determinada doença ou condição.

LINHAS DE CUIDADOS


Apresentam a organização do sistema de saúde para garantir um cuidado integrado e continuado, com o objetivo de atender às necessidades de saúde do usuário do SUS em sua integralidade. As Linhas de Cuidado são como o caminho que o usuário faz dentro da rede de atenção à saúde.

 

NORMAS DE AUTORIZAÇÃO


 

Fim do conteúdo da página