Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Leia o novo informe de Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT)
Início do conteúdo da página

Leia o novo informe de Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT)

  • Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2017, 17h33
  • Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2017, 09h39
  • Acessos: 378

Foi disponibilizado o 2º Informe de 2017 do Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT) do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/SCTIE). O informe apresenta um painel sobre os medicamentos em fase de pesquisa clínica para o tratamento da Polineuropatia Amiloidótica Familiar associada à Transtirretina (PAF-TTR).

A PAF-TTR é uma doença genética rara, autossômica dominante e uma das formas de manifestação da amiloidose transtirretina. Pessoas com PAF-TTR podem apresentar sintomas, como: fraqueza muscular e atrofia, dificuldade de caminhar, alterações na percepção térmica e de dor, diminuição da temperatura da pele, entre outros.

O tratamento farmacológico da PAF-TTR é limitado, sendo que apenas um medicamento no mundo possui registro para essa indicação terapêutica: tafamidis. A CONITEC está analisando a proposta de incorporação desse medicamento para o tratamento de pacientes adultos com amiloidose associada à transtirretina, com polineuropatia sintomática e em estágio inicial, com vistas a postergar o comprometimento neurológico periférico.

Atualmente, há outros medicamentos sendo desenvolvidos para PAF-TTR. Assim, o Informe tem o objetivo de apresentar os medicamentos para a doença que estão em fase mais adiantada de pesquisa em seres humanos.

O MHT é uma etapa específica da Avaliação de Tecnologias em Saúde, que tem como objetivo identificar tecnologias novas e emergentes e prever os impactos que essas possam causar no sistema de saúde. Nesse sentido, o MHT auxilia o processo de incorporação de tecnologias, pois pode antecipar demandas e identificar tecnologias com custo financeiro viável para o sistema de saúde e também impacto favorável na prática clínica, na organização dos serviços e em aspectos sociais e éticos associados a sua utilização.

É importante lembrar que o Informe não é um guia de prática clínica e não representa posicionamento favorável ou desfavorável do Ministério da Saúde quanto à utilização dos medicamentos nele abordados para o tratamento da PAF-TTR ou qualquer outra indicação terapêutica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
© 2015 Conitec - Direitos Reservados V1.0.1