Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ministério da Saúde publica atualização do PCDT para Doença de Paget
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde publica atualização do PCDT para Doença de Paget

Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 12h57 | Última atualização em Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 16h36 | Acessos: 202

Após recomendação favorável da Conitec, o Ministério da Saúde publicou uma nova versão do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Doença de Paget, doença rara que atinge os ossos. O documento foi atualizado após a incorporação do medicamento ácido zoledrônico (ZOL), opção terapêutica para prevenir a diminuição da densidade mineral óssea.

O ZOL pertence a uma classe de medicamentos chamados bisfosfonatos, que atuam especificamente na restauração do metabolismo ósseo. Sua inclusão no PCDT levou à posterior exclusão do pamidronato, antes disponível no rol de tratamentos ofertados. Isso porque, nos estudos avaliados pela Conitec, o ZOL apresentou melhor efetividade para o tratamento da doença.

Além disso, esse medicamento é administrado em uma dose única, sem necessidade de repetição antes de 12 meses, enquanto o pamidronato requer múltiplas doses e o tratamento estendido até 6 semanas e repetido de 6 em 6 meses. A inclusão, portanto, traz benefícios na administração e qualidade de vida para pacientes.

Doença de Paget

Também conhecida como osteíte deformante, a doença de Paget é o segundo distúrbio ósseo mais comum na população brasileira, atrás apenas da osteoporose. Esta doença é mais frequente em indivíduos com mais de 55 anos e em homens. Ela é caracterizada por um aumento importante do número, tamanho e atividade das células que compõem a matriz óssea. Esse processo desiquilibrado pode causar deformidades nas áreas da pelve, coluna, crânio, fêmur e tíbia. Muitas vezes, a doença é assintomática e seu diagnóstico é feito por achados radiológicos ou exames realizados por outros motivos.

Conheça o PCDT para a doença de Paget.

 

Fim do conteúdo da página