Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ministério da Saúde publica diretrizes para tratamento de aneurismas
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde publica diretrizes para tratamento de aneurismas

  • Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 09h25
  • Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 09h43
  • Acessos: 436

Documento reúne recomendações para a utilização de endopróteses em procedimentos cirúrgicos para tratar a doença

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) aprovou as Diretrizes Brasileiras para utilização de endopróteses em aorta torácica descendente, procedimento que tem como objetivo normalizar o fluxo de sangue e evitar o agravamento do aneurisma. As Diretrizes orientam profissionais de saúde envolvidos no tratamento desta doença.

O aneurisma da aorta torácica descendente é uma dilatação na parte superior da aorta, a maior artéria do corpo humano, que é responsável por transportar o sangue rico em oxigênio para as demais partes do organismo. É causado pelo enfraquecimento da parede da artéria que, associado à grande tensão do fluxo sanguíneo, pode apresentar grandes riscos ao paciente, levando inclusive à morte.

A doença pode ser reparada por cirurgia aberta ou pelo procedimento endovascular, realizado sem a necessidade de cortes. O tratamento tem como objetivo principal evitar a ruptura arterial e envolve, além dos procedimentos cirúrgicos, o uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida do paciente.

As Diretrizes para utilização das endopróteses reúne orientações para casos da doença que podem ser tratados com a cirurgia endovascular. O procedimento, que é menos invasivo que a cirurgia aberta, visa a correção na aorta por meio do implante de uma prótese dentro da artéria, para proteger de uma possível ruptura.

A decisão pela aprovação das Diretrizes por parte do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 14 de janeiro, clique aqui e veja.

Saiba mais

A população pode acompanhar todos os processos de incorporações de novas tecnologias no SUS e publicações de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas pelo site da CONITEC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página