Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Propostas de elaboração de protocolos para procedimento cirúrgico em pacientes com câncer estão em consulta pública
Início do conteúdo da página

Propostas de elaboração de protocolos para procedimento cirúrgico em pacientes com câncer estão em consulta pública

  • Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 10h53
  • Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 11h45
  • Acessos: 324

Prazo para envio de contribuições se encerra no dia 30 deste mês

Estão em consulta pública as propostas de elaboração dos protocolos de uso da cirurgia de citorredução com hipertermoquimioterapia (HIPEC) em pacientes com Mesotelioma Peritoneal Maligno (MPM) e em pacientes com Pseudomixoma Peritoneal (PMP). A produção dos documentos ocorreu após a decisão de incorporação da cirurgia de citorredução (HIPEC) no SUS. O prazo para participação se encerra no dia 30 deste mês. Ambos os protocolos foram elaborados como parte do processo de incorporação da tecnologia.

Participe da consulta pública aqui.

Mesotelioma peritoneal maligno (MPM) é um câncer raro com origem na cavidade abdominal e com comportamento agressivo. A incidência varia em todo o mundo. As maiores taxas estimadas são observadas na Austrália, Bélgica e Grã-Bretanha e parecem estar associadas à mineração do amianto e a larga utilização em muitas indústrias até a década de 1980.

Leia aqui a proposta de texto para o Protocolo de uso da cirurgia de citorredução com hipertermoquimioterapia em pacientes com Mesotelioma Peritoneal Maligno.

Pseudomixoma peritoneal (PMP) é uma condição clínica rara que apresenta quadro variado, com sintomas inespecíficos, e pode estar associada à distensão abdominal em casos avançados. São tradicionalmente consideradas como neoplasias “benignas”, mas existe um amplo espectro da doença variando de um comportamento com crescimento lento até tumores agressivos e metastáticos. A incidência estimada é de aproximadamente um por milhão por ano ou 2 por 10.000 laparotomias realizadas e atinge preponderantemente mulheres (2 a 3 vezes mais que homens).

Leia aqui a proposta de texto para o Protocolo de Uso da Cirurgia de citorredução com hipertermoquimioterapia em pacientes com Pseudomixoma Peritoneal.

registrado em:
Fim do conteúdo da página