Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (3) > Atualização do PCDT da anemia hemolítica autoimune é publicada
Início do conteúdo da página

Atualização do PCDT da anemia hemolítica autoimune é publicada

  • Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 14h18
  • Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 09h27
  • Acessos: 262

Doença na qual  os anticorpos destroem os glóbulos vermelhos do sangue

No dia 10 de dezembro, foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) a portaria conjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e da Secretaria de Atenção à Saúde, ambas do Ministério da Saúde, com a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da anemia hemolítica autoimune.

Sobre a doença

anemia hemolítica autoimune é uma condição rara, na qual os anticorpos podem reagir contra as células do sangue. A recomendação para tratamento é o uso de corticosteroides e imunossupressores. Quando o paciente não reage ao tratamento com os medicamentos, a retirada cirúrgica do baço ou de parte dele é indicado, devido ao excesso de substâncias que são produzidas pelo corpo e, em função da condição do paciente, acabam sobrecarregando esse órgão.

Acesse aqui o relatório técnico da CONITEC, com informações detalhadas sobre a avaliação do PCDT da anemia hemolítica autoimune.

PCDT

As diretrizes clínicas, em sentido amplo, são documentos informativos que incluem recomendações dirigidas a otimizar o cuidado prestado ao paciente. Tem o objetivo de estabelecer claramente os critérios de diagnóstico de cada doença, o algoritmo de tratamento, as respectivas doses adequadas, os mecanismos para o monitoramento clínico em relação à efetividade do tratamento e a supervisão de possíveis efeitos adversos.

Saiba mais

É possível acompanhar todos os processos de incorporações de novas tecnologias ao SUS e publicações de PCDT pelo site da CONITEC, veja aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página