Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (3) > Ministério da Saúde publica PCDT para Artrite Idiopática Juvenil
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde publica PCDT para Artrite Idiopática Juvenil

  • Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 11h16
  • Última atualização em Quinta, 25 de Junho de 2020, 13h07
  • Acessos: 496

O Ministério da Saúde aprovou, após recomendação da Conitec, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Artrite Idiopática Juvenil. Ainda não havia um PCDT específico para a doença. O documento irá orientar pacientes, profissionais de saúde e gestores de SUS sobre critérios para diagnóstico, cuidado, monitoramento da doença e as opões terapêuticas existentes no sistema público.

 

O PCDT estabelece como padrão o diagnóstico confirmatório da AIJ, em exames clínicos e sanguíneos, para inclusão dos pacientes no tratamento ofertado no SUS. Destaca a importância do acompanhamento psicossocial da criança e da família. Também orienta a adoção de uma dieta saudável e da prática esportiva.

 

O tratamento medicamentoso, selecionado de acordo com cada subtipo de doença, inclui o uso de anti-inflamatórios, de glicocorticoides e de medicamentos modificadores do curso da doença, como o adalimumabe e o infliximabe, para reduzir e prevenir danos articulares. Leia aqui o PCDT.

 

A AIJ é uma das doenças reumáticas crônicas mais comuns da infância. De causa desconhecida, possui como principal característica a presença de artrite com persistência de pelo menos seis semanas, antes dos 16 anos de idade. Seu principal sintoma é a inflamação de articulações, com dor e limitação de movimentos.

 

Antes dessa publicação, o tratamento para a doença no SUS estava incluído no PCDT para Artrite Reumatoide.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página