Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (3) > MS publica PCDT para as mucopolissacaridoses IV A e VI
Início do conteúdo da página

MS publica PCDT para as mucopolissacaridoses IV A e VI

  • Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 12h18
  • Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 11h59
  • Acessos: 446

Foram publicados, no Diário Oficial da União, os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para as mucopolissacaridoses (MPS) dos tipos IV A e VI.

Os documentos foram elaborados após a incorporação dos medicamentos alfaelosulfase e galsulfase, como terapia de reposição enzimática para os tipos IV A e VI da doença, respectivamente. Eles orientam os tratamentos específicos ofertados no SUS para os dois tipos da doença e, também, os cuidados multidisciplinares, como tratamento oftalmológico, auditivo, ortopédico e cirúrgico, quando necessário. Veja aqui o Relatório Técnico MPS tipo IV A e VI.

Para os casos em que a doença se manifesta de forma precoce, até seis anos de idade, esses PCDT também incluem o transplante de células tronco como alternativa de tratamento.

Mucopolissacaridose
É uma doença rara, de origem genética e hereditária, causada por erro inato do metabolismo, que ocasiona a falta ou a deficiência de enzimas que auxiliam as reações químicas do organismo, importantes na digestão dos mucopolissacarídeos. Por conta dessa falha, os pacientes apresentam distúrbios no funcionamento dos órgãos, podendo apresentar diferentes graus de comprometimento da saúde.

registrado em:
Fim do conteúdo da página