Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (3) > Nova seção para Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas
Início do conteúdo da página

Nova seção para Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas

  • Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 11h33
  • Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 16h17
  • Acessos: 758

Usuários do SUS, gestores e profissionais de saúde e demais interessados podem saber quais são os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) que estão em elaboração ou atualização pela Conitec.  Essas informações estão disponíveis na nova página “PCDT em Elaboração”. A seção também inclui informativos sobre o fluxo de elaboração desses documentos, ilustrando as etapas do escopo até a avaliação pelo Plenário.

Os Protocolos e Diretrizes do Ministério da Saúde são documentos elaborados para garantir que sejam ofertados no SUS as melhores práticas para o diagnóstico, tratamento e monitoramento dos pacientes. Os PCDT incluem recomendações de condutas clínicas, medicamentos, produtos e procedimentos nas diferentes fases evolutivas da doença ou do agravo à saúde.

O processo de elaboração dos protocolos e diretrizes é composto por diversas etapas. Ele se inicia com a definição do tema pelas áreas internas do Ministério da Saúde, passando pelas fases de escopo, busca na literatura, seleção e análise de evidências científicas, e posterior definição de recomendações.

Essas etapas também envolvem a participação de diversos atores: especialistas no tema, sociedades médicas e associações de pacientes, que auxiliam o Ministério da Saúde na elaboração destes documentos, compondo o Grupo Elaborador e o Comitê Gestor.

A proposta da nova seção no site da Conitec é facilitar o entendimento sobre esse complexo processo e tornar mais acessíveis as informações sobre os temas em análise pelo Ministério da Saúde. Para mais informações, acesse: http://conitec.gov.br/pcdt-em-elaboracao.

registrado em:
Fim do conteúdo da página