Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (3) > Procedimento para alívio da disfagia em pacientes com câncer esofágico está disponível no SUS
Início do conteúdo da página

Procedimento para alívio da disfagia em pacientes com câncer esofágico está disponível no SUS

  • Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 11h21
  • Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 16h45
  • Acessos: 555
A tecnologia para o tratamento da disfagia decorrente dos tumores esofágicos avançados e obstrutivos foi incorporada no SUS, a decisão foi publicada na última quinta-feira.
 
O câncer de esôfago se desenvolve, geralmente, nas células que revestem a parede esofágica (o tubo que conecta a garganta ao estômago) e na maioria dos casos é diagnosticado em estágios avançados. Com estimativa de 11 mil casos por ano, acomete com frequência o sexo masculino. O manejo dos tumores consiste, prioritariamente, em condutas paliativas, que visam o alívio dos sintomas e a recuperação nutricional por via oral ou enteral.
 
Do procedimento
A prótese metálica auto expansível (PMAE) é uma malha em metal, entrelaçada e cilíndrica. Eficaz no controle do distúrbio nutricional e no alívio da deglutição de alimentos ou líquidos, a tecnologia não apresenta impactos financeiros para o SUS e assegura ao paciente reinserção social e menores efeitos adversos.
 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página