Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (3) > Protocolo da doença de Chagas é publicado
Início do conteúdo da página

Protocolo da doença de Chagas é publicado

  • Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 16h40
  • Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 14h22
  • Acessos: 3351

Descoberta por um cientista brasileiro há mais de cem anos, a doença de Chagas é considerada a mais brasileira das enfermidades tropicais. Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) apontam que 8 a 10 milhões de pessoas vivem com a doença em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de 1 a 5 milhões de pessoas, sendo que seis mil delas morrem por ano, devido às suas complicações crônicas.

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas estabelece condutas de diagnóstico, tratamento farmacológico e rastreamento da doença de Chagas. Ela caracteriza-se por uma condição infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido por meio das fezes do inseto conhecido como barbeiro (triatoma), assim como, pela ingestão de alimentos contaminados com parasitas provenientes de triatomíneos (espécies que atuam na transmissão da doença de Chagas).

 Acesse aqui o Protocolo.  

 PCDT

É um documento que estabelece os critérios para o diagnóstico de uma doença ou agravo à saúde; o tratamento preconizado, incluindo medicamentos e demais tecnologias apropriadas; as posologias recomendadas; os cuidados com a segurança dos doentes; os mecanismos de controle clínico; o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos a serem buscados pelos profissionais de saúde.

 Para companhar os processos de incorporação de tecnologias e publicações de PCDT, clique aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página