Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (3) > Síndrome de Turner: PCDT é atualizado
Início do conteúdo da página

Síndrome de Turner: PCDT é atualizado

  • Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 16h23
  • Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 19h19
  • Acessos: 1131
Com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), foi publicado o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da síndrome de Turner. A  publicação foi divulgada no Diário Oficial da União no dia 24 de maio.
 
Síndrome de Turner
É uma condição genética que acomete o sexo feminino. Essa doença causa sérios problemas no desenvolvimento dos pacientes, dentre eles: baixa estatura; incapacidade de iniciar a puberdade; infertilidade; dificuldade de aprendizagem e de adaptação social. O tratamento inclui correção cirúrgica das más-formações cardíacas, terapia de reposição hormonal com estrogênios e outros hormônios para induzir a puberdade, como o uso da somatropina, que atua diretamente no crescimento.  A recomendação pela atualização do PCDT aconteceu na 64ª Reunião da Conitec.

O que são PCDT´s
São documentos que visam garantir o melhor cuidado ao paciente no Sistema Único de Saúde. São utilizados como material consultivo dirigido principalmente aos profissionais de saúde, e ainda como parâmetro de boas práticas assistenciais, documentos de garantia de direitos aos usuários do SUS e apoio aos gestores administrativos.
 
Os PCDT´s do Ministério da Saúde são os documentos oficiais que estabelecem os critérios para o diagnóstico de uma doença ou agravo à saúde; o tratamento preconizado incluindo medicamentos e demais tecnologias apropriadas; as posologias recomendadas; os cuidados com a segurança dos doentes; os mecanismos de controle clínico; o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos a serem buscados pelos profissionais de saúde.

Clique aqui e acesse o Protocolo.
registrado em:
Fim do conteúdo da página