Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (3) > Tabagismo: aberta consulta pública
Início do conteúdo da página

Tabagismo: aberta consulta pública

  • Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 14h26
  • Última atualização em Sexta, 13 de Julho de 2018, 09h16
  • Acessos: 711

A proposta do Ministério da Saúde é retirar a pastilha de nicotina e manter a goma

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) informa que está aberta a consulta pública para o tratamento da dependência a nicotina. A população terá até o dia 13 de junho para participar.   

O Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologia em Saúde (DGITS) do Ministério da Saúde avaliou as evidências científicas sobre eficácia, segurança e o impacto orçamentário na manutenção da pastilha e goma de nicotina no tratamento dos tabagistas. A proposta inicial era a retirada de ambas as tecnologias. 

Após análise dos estudos verificou-se a eficácia no tratamento dos pacientes submetidos à terapia medicamentosa paralela ao uso da goma. Quanto a pastilha não houve qualquer comprovação nos resultados. Neste contexto a plenária da Conitec deliberou pela exclusão da pastilha e manutenção da goma. 

Cabe ressaltar que o tratamento do combate ao tabagismo está disponível no SUS por meio da Atenção Básica. 

Das Consultas e Enquetes 

As consultas ficam vigentes por 20 dias e tem por objetivo viabilizar a participação da sociedade nos processos de avaliação de tecnologias em saúde, bem como na atualização de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), por meio das enquetes, participe! 

Como participar  

Utilize os formulários eletrônicos disponíveis no nosso portal, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões. 

Para acessar o relatório de recomendação inicial clique aqui!

registrado em:
Fim do conteúdo da página